A Indústrias Nucleares do Brasil (INB), tomou diversas medidas que têm como principal objetivo a preservação da saúde de todos os empregados, terceirizados e estagiários, através de práticas que ajudem no controle da disseminação do CoronavÃrus (COVID-19) nas dependências da empresa.
A empresa adotou ações desde a última terça-feira (17) e que atendem à s recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS), do Ministério da Saúde e demais órgãos governamentais. As decisões também levaram em conta a manutenção das operações e a segurança das instalações, bem como a continuidade ao atendimento à s condicionantes das licenças nas unidades, mas buscando reduzir ao estritamente essencial as atividades da empresa de tal modo que seja possÃvel diminuir a presença fÃsica de pessoal nas suas instalações.
Em nota, a empresa informou que as medidas adotadas, está a dispensa de comparecimento ao local de trabalho, durante 15 dias, de empregados com mais de 60 anos, portadores de doenças crônicas, gestantes e lactantes. Esse grupo considerado de risco deve desenvolver as atividades remotamente. Os demais foram orientados a trabalharem em escala de revezamento. Empregados com filhos com idade inferior a 12 anos ou com idosos em casa também poderão trabalhar remotamente. Foi concedido recesso de 15 dias a todos os estagiários da empresa.
Os empregados que viajaram recentemente ao exterior para paÃses onde o surto de CoronavÃrus é crÃtico, conforme informação da OMS, serão orientados a trabalharem de casa durante 14 dias. Para aqueles que retornaram de viagem dos demais paÃses, o perÃodo será de sete dias. Os empregados que estiverem com sintomas do COVID-19, como febre, tosse e dificuldade respiratória, serão dispensados de suas atividades.
Um Gabinete Central de Crise foi criado internamente no dia 16/03, com o objetivo de promover uma ação coordenada e traçar as diretrizes enquanto permanecer esse cenário. Durante a pandemia de CoronavÃrus ficam suspensas também as visitas a todas as unidades da INB e ao Espaço INB, centro de informações localizado em Caetité/BA. As medidas tomadas pelo Gabinete Central têm validade de 15 dias, podendo ser alteradas a qualquer momento caso novas adequações se façam necessárias.