Com o crescente número de casos positivos da Covid-19 em Caetité, a Prefeitura, através do Comitê de Operações Emergenciais em Saúde Pública (COE) e da Secretaria de Saúde do município, ALERTA A POPULAÇÃO para o respeito às ações restritivas de isolamento social e prevenção do contágio da doença.
A transmissão comunitária, infelizmente, é uma realidade em nosso município, e por esse motivo é imprescindível o isolamento social. A saída de casa deve ocorrer apenas em casos de extrema necessidade e, quando isso ocorrer, a pessoa deve obrigatoriamente fazer o uso da máscara.
Evite aglomerações, reuniões com amigos e familiares que não estejam residindo na mesma casa, caminhadas e passeios em grupo;
Respeitem as determinações restritivas do funcionamento do comércio e instituições bancárias.
O prefeito Aldo Gondim destaca as medidas que a Prefeitura tem tomado desde o início da pandemia para preservar a população caetiteense. “Temos sido vigilantes e cuidadosos desde o primeiro dia da pandemia. O Governo do Estado tem encontrado dificuldades na aquisição de testes e insumos para a conclusão do Hospital de campanha prometido no mês de maio. Mas nós não nos acomodamos e, em contrapartida, criamos o Centro de tratamento de doenças respiratórias que busca fazer triagens, acompanhamentos e tratamento ambulatorial de pessoas com síndromes respiratórias e gripais, inclusive a COVID-19”, explica o prefeito.
Pacientes em estados que requerem mais cuidados são encaminhados para Vitória da Conquista, que atualmente é o centro regional para esse tipo de tratamento.
A Secretária de Saúde, Cynthia Lopes, destaca que a curva de contágio em nosso município é ascendente. “Em todo o país está ocorrendo o fenômeno da interiorização da pandemia. Infelizmente, não foi montada pelo Governo Federal um sistema de testagem em massa para acompanhar a evolução da pandemia, o que dificulta a ação das prefeituras. Solicitamos a colaboração de todos e de todas para juntos vencermos esse grande desafio”, convoca a Secretária.
Fiquem em casa, caso tenham que sair, usem máscara e higienizem corretamente as mãos com água e sabão ou álcool em gel.