As Filipinas proibiram temporariamente as importações de carne de frango do Brasil, após a cidade chinesa de Shenzhen ter relatado traços do novo coronavÃrus em carregamento do paÃs. Autoridades identificaram o frango como proveniente de fábrica de propriedade da Aurora, terceira maior exportadora de aves e suÃnos do Brasil.
De acordo com informações da Folha de S.Paulo, o Departamento de Agricultura das Filipinas divulgou comunicado nesta sexta-feira (14) acionando a Lei de Segurança Alimentar do paÃs para regulamentar os operadores de empresas de alimentos e proteger os consumidores. Não foi informado por quanto tempo a proibição seria aplicada.
O Brasil é o maior exportador global de carne de frango, e responde por 20% das importações desse item das Filipinas. O Departamento de Agricultura do paÃs garantiu ao público, por outro lado, que os produtos de frango no mercado local eram seguros para consumo.
A Aurora disse que não foi notificada formalmente sobre a contaminação relatada pelas autoridades de Shenzhen. A empresa afirmou ainda que toma todas as medidas para prevenir a propagação do novo coronavÃrus, e não ha evidências de que ele seja transmitido através de alimentos.