Com o fim do prazo das convenções partidárias para deliberar sobre coligações e escolher os candidatos, ocorrido na última quarta-feira (16), quatro candidaturas para a Prefeitura de Brumado foram colocadas à mesa – a mesma quantidade que a eleição passada, em 2016, quando quatro nomes disputaram a Prefeitura da Capital do Minério. Eduardo Vasconcelos (PSB), Geraldo Azevedo (PP), Fabricio Abrantes (DEM), e Tõem Gentil (PSDB), oficializaram suas candidaturas a Prefeitura de Brumado e vão disputar as eleições no dia 15 de novembro, que sofreu alteração na data por causa da pandemia do coronavÃrus – marcada inicialmente para ocorrer no dia 4 de outubro.
Dos postulantes ao Executivo municipal, dois partidos são da base do governador da Bahia, Rui Costa: Eduardo Vasconcelos e Geraldo Azevedo. Os outros dois partidos, Fabricio Abrantes apoiado por ACM Neto, atual prefeito de Salvador e Tõem Gentil PSDB concorrem as eleições 2020. As cartas já estão na mesa para a disputa. Resta saber quem somará a maior quantidade de pontos ao fim do jogo.
Conheça os vices – Os candidatos a vice-prefeito de Brumado são também figuras importantes na condução do processo eleitoral brumadense. São eles os postulantes ao cargo na capital do Minério: Edio Pereira (PCdoB), Zé Ribeiro (PT), Aurino Rocha (Podemos) e Bianca Santana (PSDB).
Edio Pereira é ex-vereador e ex-secretário municipal de Esportes da gestão Eduardo Vasconcelos; Zé Ribeiro ex-vereador que sempre militou na base de oposição ao grupo do atual gestor; Aurino Rocha é médico oftalmologista e nutricionista Bianca Santana.
Novo normal – Todos os prazos eleitorais previstos para o mês de julho foram prorrogados em 42 dias, proporcionalmente ao adiamento da votação. As convenções foram realizadas com pouca participação de pessoas, atendendo à s recomendações médicas e sanitárias impostas pelo cenário de pandemia causado pelo coronavÃrus.
Alguns partidos polÃticos conciliaram os meios virtual e presencial. No dia 15 de novembro Brumado conhecerá o prefeito que governará o municÃpio por quatro anos.