Na tarde da última terça-feira (05), foi entregue ao comando do 17ª Batalhão de Guanambi o layout e a versão concluÃda do aplicativo ROP-E (Registro de Ocorrências Policiais Eletrônico).
O aplicativo conta com diversas funcionalidades, entre elas, o registro de ocorrências e o mapeamento de calor da criminalidade na cidade através de aparelhos smartphone com o objetivo da PolÃcia Militar da Bahia inovar através do uso da tecnologia na corporação.
O desenvolvimento do aplicativo foi uma parceria do 17o Batalhão da PolÃcia Militar da Bahia e do IFBaiano (Instituto Federal Baiano) e contou com o apoio da empressa NeoCom que desenvolveu o layout.
O aplicativo será utilizado pelos policiais de serviço nas viaturas do serviço operacional que irão registrar as ocorrências em tempo real e gerando um mapa de calor da criminalidade das cidades que compõem a área territorial do 17º BPM.
Além dessas funcionalidades, o aplicativo irá subsidiar, através do mapa de calor criminal e relatórios estatÃsticos, o comando do 17o BPM na tomada de decisões estratégicas com vistas a elaborar um planejamento operacional com maior eficácia.
Essa iniciativa é pioneira em todo o Estado da Bahia e Poderá servir de modelo para uso do aplicativo em todas as unidades da PM-BA.