O Levantamento Sistemático da Produção Agrícola (LSPA), do IBGE, confirmou a colheita recorde de 10 milhões de toneladas de grãos na Bahia durante o ano passado. Este número representa um crescimento de 21,5% em relação ao ano anterior, segundo a Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI)/Secretaria do Planejamento.
A produtividade média ficou em 3,2 toneladas/hectare, cerca de 21,9% a mais do que o resultado de 2019. O progresso neste aspecto compensou a queda de 0,4% em área plantada (3,1 milhões de hectares).
“Este foi o melhor resultado da série histórica da pesquisa, mesmo num ano marcado pela pandemia do coronavírus”, ressalta o secretário estadual do planejamento, Walter Pinheiro. “Portanto, esta expansão recorde comprova a eficiência das políticas públicas do Governo do Estado de estímulo à produção agrícola na Bahia”.
Mais uma vez, a soja foi o grande destaque, com safra de 6,1 milhões de toneladas (volume inferior apenas ao de 2018). O rendimento médio ficou em 3,8 tonelada/hectare, 11,5% maior do que no ano anterior. O segundo maior produto foi o milho, com 2,6 milhões toneladas, seguido do algodão, que atingiu 1,48 milhão de toneladas (caroço e palma). Feijão e café totalizaram 290 mil toneladas e 246 mil toneladas, respectivamente.