O municÃpio de Vitória da Conquista vive o pior momento da pandemia da Covid-19, que se iniciou em março de 2020. Com um total de 295 mortes, quatro nas últimas 24 horas, e um total de 19.177 casos confirmados da doença, a situação pode ser considerada crÃtica.
A grande preocupação se dá, principalmente, porque de acordo com dados da Secretaria Estadual da Saúde, praticamente não restam mais leitos de UTI para o tratamento da doença no municÃpio. A ocupação total chega a marca de 97%. Com 100% de lotação no Hospital Geral de Vitória da Conquista, 100% de lotação no Hospital São Vicente e restam apenas duas vagas no Hospital das ClÃnicas de Conquista.
Em entrevista a uma rádio local, o secretário de saúde da Bahia, Fábio Vilas-Boas, que inclusive neste momento se encontra acometido da doença, disse que não teria como criar mais leitos em Vitória da Conquista. Disse ainda que talvez seria necessário criar leitos em Caetité na tentativa de aliviar a situação grave.
Nesta sexta-feira (19), o municÃpio passa a integrar o toque de recolher determinado pelo governo do estado, para praticamente todas as regiões da Bahia, que vai durar cerca de uma semana, com possibilidade de estender por mais tempo, caso as taxas de transmissão não diminuam. A restrição de circulação valerá das 22 horas à s 05 hora.