O Secretário de Saúde da Bahia, Fábio Vilas-Boas, afirmou no último sábado (15), que a campanha feita pelo Sindicato dos Jornalistas da Bahia (Sinjorba) para que os profissionais da comunicação sejam incluídos nos grupos prioritários da imunização contra a Covid-19, será avaliada na próxima reunião da Comissão Intergestores Bipartite (CIB).
O pronunciamento do responsável pela pasta foi feito por meio das redes sociais. “Creio que o pleito tenha pertinência e seja bem fundamentado. Vamos avaliar na próxima CIB”, escreveu Vilas-Boas.
O Sinjorba deu início a uma pesquisa sobre o adoecimento na categoria – com levantamento do número de casos e de mortes -, e um cadastramento de todos os profissionais do estado, para subsidiar as secretarias de Saúde na vacinação.
De acordo com dados fornecidos pelo Sinjorba, um de cada três jornalistas mortos por Covid-19, no mundo, em março de 2021, eram brasileiros.
Segundo o sindicato, o resultado parcial da pesquisa feita com profissionais de imprensa baianos já indica um elevado percentual de adoecimento dos profissionais.