Ministro da Cidadania, João Roma, criticou o governo de Rui Costa, em vídeo divulgado neste domingo (21) pelo presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica dos Rios Paramirim e Santo Onofre (CBHPASO), Anselmo Caires. O Ministro, manifestou posição contrária do governo federal à construção da adutora Zabumbão-Boquira, pretendida pelo Governo da Bahia.
“Não se pode tirar de um para o outro. Nós precisamos desenvolver e levar o progresso a todos. E essa, portanto, é uma questão de justiça que requer o empenho e a melhor solução do Estado brasileiro”, salientou Roma.
A verba destinada à construção da adutora é federal, que possui um termo de compromisso com o Governo da Bahia para liberação dos recursos. Com a mudança de postura do governo federal, a obra, que aguarda apenas a ordem de serviço para começar, pode ser dificultada.
“Os recursos estão assegurados, mas nos planos do governo federal não terá mais o objetivo de captar água do Zabumbão”, ressaltou o Ministro.
Em setembro, foi lançado um abaixo-assinado online, com o objetivo de mostrar ao Governo da Bahia que a sociedade é contra a adutora do Zabumbão e a favor da barragem do Rio da Caixa.
Já em outubro, A Frente Popular em Defesa do Zabumbão, fez manifestação popular contra a construção da adutora Zabumbão-Boquira. Na ocasião, participaram moradores de Paramirim, Caturama, Botuporã e Tanque Novo.