O município de Guanambi, lidera o ranking de casos ativos pelo novo coronavírus desde o início da pandemia. A cidade se tornou líder em novos infectados pelo vírus no início deste ano, conforme dados da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (SESAB), divulgado na última quarta-feira (19).
De acordo com o site Folha do Vale, o município contabiliza 913 casos ativos e 130 mortos por complicações da doença. A centésima trigésima morte foi confirmada na última segunda-feira (18). Nas últimas 24 horas foram contabilizados 202 novos casos.
Segundo informação da secretaria de saúde do estado, o número de infectados disparou após as festas de fim de ano. Além de Guanambi, Barreira ocupa a segunda posição, enquanto Porto Seguro ocupa a terceira posição. As três cidades representam 13,37% dos casos ainda não curados atualmente.
De acordo com relatos de Brisa Barros ao Jornal Correio, médica e coordenadora do hospital de campanha da covid-19 em Guanambi, a demanda por atendimentos nunca foi tão grande como agora.
“O número de casos aumentou exponencialmente. Mesmo no ano passado, nas outras ondas, não tínhamos um número de atendimentos tão volumoso como agora. Nosso máximo era 180 por dia. Agora, todo dia quebramos recorde, chegando a 280 atendimentos diários”, fala a coordenadora.
Barreiras tem 336 casos ativos no momento, com crescimento após as festas. Por conta do aumento de casos e outras doenças gripais, a gestão municipal reorganizou o fluxo de atendimento.
Em Porto Seguro, no Sul da Bahia, a situação é parecida. Em quinto lugar no ranking de todo o estado, com 312 casos ativos, a cidade vive um momento em que é difícil não conhecer alguém que tenha positivado para o vírus nesse início de ano. Daniel Isidoro da Silva, 56, é guia de turismo, mora na cidade e conta o que tem sido os primeiros dias de 2022 por lá.
Os três municípios do interior com mais casos ativos têm outra coisa em comum: o registro de quadro leve da doença. A médica e coordenadora do hospital de campanha da covid-19 em Guanambi, Brisa Barros, afirma que, em Guanambi, a explicação está na cobertura vacinal. De acordo com informações da prefeitura, 94,98% da população da cidade foi vacinada com as duas doses ou dose única contra a covid-19.