Já é dado como certo que o PP disputará nessas eleições de 2022 como aliado de ACM Neto na Bahia. Tudo por uma birra petista de ignorar o partido do vice-governador João Leão no estado. O PP tem o segundo maior números de prefeitos eleitos pela sigla na Bahia. São 92, contra 108 prefeitos do PSD e apenas 32 do PT. A briga pela força política no estado foi colocada à prova.
O partido do vice-governador deve mesmo romper com a base governista de Rui Costa. Há quem diga que a quebra do acordo, onde Rui tinha firmado que concorreria ao senado e Leão ficaria no mandato tampão até dezembro, seria o principal motivo do rompimento.
Leão teria anunciado que sua decisão deve ocorrer até quinta-feira (17). “Acho que na terça-feira, quarta ou quinta, eu estarei confirmando. Eu peguei meus quatro deputados federais e meus nove deputados estaduais, todos eles disseram: ‘onde você estiver, estarei junto”, disse ele.
Se confirmar mesmo o rompimento do PP com a base governista. Leão deve concorrer a vaga de senador na chapa de ACM Neto. O partido entregou os cargos no governo nesta segunda-feira.