A BYD aparentemente tem planos para o Brasil e a Bahia pode star incluÃda neles. De acordo com o UOL, há indÃcios de que eles ocuparão o complexo industrial da Ford em Camaçari (BA).
Apesar da empresa não comentar o caso, polÃticos teriam confirmado a intenção da empresa e que, inclusive, deve ocorrer em breve, desde que a primeira fase do plano esteja concluÃda: vender 10 mil carros por ano.
Mas de acordo com a publicação, nada está fechado nem descartado. São Paulo, onde o grupo tem operação em Campinas, a própria Bahia e até o complexo automotivo de Goiana, em Pernambuco, estão no radar da BYD, além dos demais estados interessados.
A ideia é construir uma moderna fábrica de carros eletrificados, e, para isso, a BYD precisa “preparar o terreno”. O primeiro passo, que já foi dado, é organizar a rede de concessionários, que até o final do ano chegará a 45 unidades pelo paÃs.
O segundo também já está em fase de execução, que é apresentar e começar a vender os carros no Brasil. Até 2023 serão seis modelos da marca no paÃs, com uma expectativa de emplacar cerca de 1.000 por mês, afirma o colunista Jorge Moraes.
Após conseguir 10 mil unidades por ano, a montadora seguirá para a construção de uma fábrica com tecnologia de ponta para a produção dos carros elétricos e hÃbridos da marca. De modo que neste momento as notÃcias sobre o local da planta estão mais para especulações polÃticas, diz o colunista.