As vendas do comércio físico para o Dia dos Namorados cresceram 4% este ano, nos dados apurados pela Serasa Experian. O resultado, apesar de positivo, é 9,7 pontos percentuais abaixo da recuperação experimentada em 2021 (13,7%).
O desempeno na semana da data comemorativa (6 a 12 deste mês) também ficou abaixo dos 6,9% obtidos no Dia das Mães. Na análise sobre o final de semana do Dia dos Namorados, houve alta de 5,5% na média nacional.
A desaceleração em 2022, segundo o economista da Serasa, Luiz Rabi, pode ser reflexo do período de instabilidade econômica vivido desde o início da pandemia, em 2020, quando o indicador marcou queda histórica de 27,8%, por causa da pandemia.
Para ele, os níveis de recuperação nos dois anos seguintes indicam uma estagnação no comércio este ano.
“Além disso, a mudança da prioridade de consumo dos casais brasileiros e a marca de 11 milhões de desempregados, segundo o IBGE, também são fatores capazes de justificar o aumento moderado”, arrematou.