Os números divulgados pelo Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA), nesta terça-feira (13), apontam um crescimento 2,8% nas vendas no varejo brasileiro em agosto. Conforme os dados divulgados pela empresa de meio de pagamentos Cielo, esse foi o décimo mês seguido em que o índice é positivo.
A analise aponta que esse feito não ocorria desde dezembro de 2019, afirmou Diego Adorno, gerente de Produtos de Dados da empresa em comunicado.
Diego destacou que segmentos como postos de gasolina; turismo e transporte; e bares e restaurantes vêm potencializando o desempenho do índice e que “No caso de postos de gasolina é possível associar a aceleração do crescimento de vendas, já descontada a inflação, à queda de preços verificada recentemente.”
A empresa de pagamentos ainda afirmou que efeitos de calendário ajudaram o desempenho em agosto, com uma quarta-feira a mais, dia que as vendas costumam ser mais intensas, e um domingo a menos, quando o comércio normalmente tem performance mais fraca.
Os dados foram apurados junto a 1,1 milhão de varejistas no país credenciados à companhia e distribuídos por 18 setores, diz a amostragem.