Aluna surdocega é a primeira a cursar universidade pública apresenta TCC na Bahia  

A primeira aluna surdocega a cursar universidade pública na Bahia, apresentou na última sexta-feira (25), no auditório da Universidade do Estado da Bahia (Uneb) de Barreiras, o TCC. Janinne Pires Farias é graduanda do curso de Pedagogia, do Departamento de Ciências Humanas (DCH). 

A aluna que é a primeira discente surdocega congênita a cursar uma universidade pública no país. Janinne defendeu o Trabalho de Conclusão do Curso intitulado “Alfabetização e letramento de pessoas surdocegas”. 

Com base em seus estudos e na própria experiência, a graduanda defendeu que a surdocegueira não limita a aquisição do conhecimento, “mas ainda falta uma metodologia adequada, um estudo formal, que oriente como alfabetizar e ensinar essas pessoas – e eu quero contribuir para isso”. 

O evento contou com a presença de gestores, comunidade acadêmica local, familiares da discente e convidados e transmitido ao vivo pelo canal da TV UNEB no YouTube. 

Sobre mim

Somos um portal de notícias dedicado a informar com precisão e imparcialidade. Nosso compromisso é trazer as últimas atualizações e análises aprofundadas sobre os temas que mais importam para você. Acompanhe-nos para se manter sempre bem informado!

© 2011 – 2025. Created by Rafael Áquila