A TAV brasil busca um parceiro internacional para destravar o projeto do trem de alta velocidade ou trem-bala entre Rio e São Paulo. O projeto, que foi autorizado pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) no final de fevereiro, está orçado em R$ 50 bilhões.
Segundo o diretor-presidente da empresa, o ex-diretor da ANTT Bernardo Figueiredo, empresas estrangeiras interessadas tomaram a iniciativa de entrar em contato.
Na quarta-feira (1º), a TAV Brasil – uma sociedade de propósito específico para este projeto – assinou o contrato com a agência que concede o direito de construir e explorar o trem-bala por 99 anos. A empresa pretende buscar parceiros tanto para a construção como para a operação.
Figueiredo explica que o projeto atual é diferente daquele apresentado no segundo governo Lula, que previa um túnel de 20 quilômetros ausente no formato atual. No traçado atual, o trem de alta velocidade iria da região de Pirituba, zona norte de São Paulo, a Santa Cruz – sendo articulada com as 34 estações da já existente Supervia, com a qual atingiria o centro do Rio. “Essa é uma questão que está resolvida. Não entraremos dentro dos centros urbanos, mas buscaremos parcerias”, explicou o executivo Figueiredo.
O número de estações do trem-bala caiu de oito, na primeira proposta, para quatro: São Paulo, São José dos Campos, Volta Redonda e Rio de Janeiro. Terá uma extensão de 378 quilômetros e velocidade aproximada de 350 quilômetros por hora.