Morreu na noite desta segunda-feira (8), aos 75 anos, Rita Lee, a rainha do rock brasileiro. A cantora e compositora faleceu em sua residência, após a luta por dois anos de tratamento contra um câncer de pulmão. Lee foi diagnosticada com câncer de pulmão em 2021 e vinha fazendo tratamentos contra a doença.
Com mais de 50 anos de carreira, a cantora deixa uma marca indelével por seu pioneirismo na música e no comportamento. Rita foi a primeira mulher a tocar guitarra nos palcos do paÃs. Nas músicas e na vida pessoal, Lee expôs temas e atitudes que desancavam arraigados tabus, das drogas à liberação sexual.
Ela foi influenciada no inÃcio pelo rock britânico e norte-americano nas formações das bandas Teenage Singers, Six Sided Rockers, Mutantes e Tutti Frutti. A partir de 1979, ela começou a trabalhar em parceria com o marido Roberto de Carvalho, e se firmou de vez na carreira solo.
Os últimos anos foram especialmente desafiadores para a cantora. Em 2021, ela foi diagnosticada com o câncer e, de maneira bastante irônica, disse ter batizado o tumor de Jair — referência, claro, ao então presidente Jair Bolsonaro, que encarnava a chegada ao poder do reacionarismo empedernido contra o qual ela se bateu a vida toda. O velório será aberto ao público, no Planetário do Parque Ibirapuera, na quarta-feira (10), das 10h à s 17h.Â