Uma excursão para ver destroços do Titanic (navio que afundou em sua primeira viagem em 1912) se transformou em um grande mistério e possivelmente em tragédia. Isso porque o submarino, da OceanGate Expeditions, empresa privada que operou a embarcação, com capacidade para cinco pessoas, desapareceu na costa sudeste do Canadá.
Entre os tripulantes está Hamish Harding, um bilionário brtiâncio, que é cofundador e presidente da Action Aviation, uma empresa especializada em serviços de aviação e aeroespaciais. A informação foi dada pelo enteado do empresário, através de uma publicação no Facebook, onde ele diz que o padrasto estava “desaparecido em um submarino” e pediu orações.
No último domingo, o próprio Harding fez uma publicação na rede social contando que estaria a bordo do submarino. Pelo texto dele, entendia-se que, a princípio, o clima estava desfavorável para a submersão, mas que o tempo havia melhorado. Não houve mais postagens dele desde então.
O bilionário é casado, tem dois filhos e dois enteados, filhos da sua esposa, de prenome Linda. No ano passado, ele viajou com a empresa Blue Origin, de Jeff Bezos, para o espaço. Ele estudou ciências naturais e engenharia química em Cambridge. Harding é aviador (ele tem licença de piloto de transporte aéreo também de jatos) e paraquedista.