A Polícia Civil em Brumado, investigava automutilação de um adolescente quando identificou na última quarta-feira (5), perfil do Tik tok usado para disseminar a prática nas redes sociais. Em Brumado, um adolescente praticou autolesão após ser induzido por uma pessoa que lhe passava orientações através de mensagens na rede social “Tik Tok”.
Ao investigar o caso, a equipe coordenada pelo Delegado Paulo Henrique de Oliveira, identificou que a pessoa que disseminava essas mensagens, era um adolescente de outro Estado. Segundo o delegado, com 24h de investigação, foi possível identificar de onde vinham as mensagens e o emissor.
Induzir ou instigar alguém a praticar automutilação por meio da rede de computadores ou de rede social, é crime e sua pena majorada pode chegar a até 4 anos de prisão (art. 122 do Código Penal).
Henrique orienta aos pais e responsáveis ficar atentos ao conteúdo acessado por crianças e adolescentes, bem como nos seus comportamentos psicológicos. O delegado acredita que o problema poderá estar no uso excessivo, desmedido e ilimitado do celular, devendo buscar ajuda psicológica e/ou psiquiátrica sempre que o caso exigir.
“Interferir em situações da era digital e lidar com a privacidade dos filhos é, em muitos momentos, necessário”, frisou Paulo Henrique.