Os deputados estaduais aprovaram na tarde desta quarta-feira (16), por acordo entre as bancadas do governo e da oposição, a entrega da Comenda 2 de Julho, maior honraria da Assembleia Legislativa, a diversas personalidades, algumas delas controversas.
Entre aqueles que se tornarão comendadores estão o pastor Silas Malafaia, polêmico defensor do bolsonarismo e das pautas conservadoras, e Carlos Gabas, secretário-executivo do Consórcio Nordeste quando da negociação da compra de respiradores que nunca foram entregues durante a pandemia da Covid-19. A primeira homenagem foi proposta pelo deputado Samuel Júnior (Republicanos), enquanto a segunda teve como autor o deputado Rosemberg Pinto (PT).
A Assembleia aprovou ainda a entrega da mesma comenda aos deputados federais baianos Elmar Nascimento (União) e Leo Prates (PDT), por meio de projetos de resolução apresentados, respectivamente, pelos deputados estaduais Marcinho Oliveira (União) e Vitor Azevedo (PL).
A Comenda 2 de Julho será entregue ainda ao cientista baiano Júlio Croda, proposta pela deputada FabÃola Mansur (PSB), e a Vicente José de Lima Neto, diretor-geral da Superintendência dos Desportes (Sudesb), por meio de iniciativa do deputado Jurailton Santos (Republicanos).
Houve ainda a aprovação da entrega do tÃtulo de cidadão baiano ao secretário estadual de Cultura, Bruno Monteiro, que nasceu em Porto Alegre (RS).