
Articulação política do governo projeta como cada vez mais provável o “sim” do ex-deputado federal Ronaldo Carleto, cacique do Avante na Bahia, ao convite para ser candidato a vice-governador na chapa de reeleição do governador Jerônimo Rodrigues.
Com a definição de Carleto quase certa, o foco da base agora recai sobre a escolha do primeiro suplente de Rui Costa ao Senado. O nome deverá refletir total confiança do ministro, garantindo alinhamento político com a chapa majoritária, assim como ocorreu na negociação com Carleto.
Enquanto isso, ala ruisista da base resiste à hipótese de acomodar o vice-governador Geraldo Júnior na suplência do senador Jaques Wagner. A alternativa surgiu após Geraldo deixar de ser considerado para a vice de Jerônimo, mas ainda enfrenta resistência interna por falta de expressão eleitoral.
Recentes episódios pesam contra Geraldo, incluindo envio de mensagem em grupo de WhatsApp com críticas ao ministro Rui Costa, considerada ato de deslealdade. Apesar disso, a suplência pode se tornar instrumento estratégico para reforçar a campanha, compensando quadros da base que não possuem capital eleitoral próprio.