
Um incêndio atingiu a vegetação da Serra do Periperi, em Vitória da Conquista, na tarde de terça-feira (21), e mobilizou a brigada da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma). O fogo começou por volta das 12h30, na área acima do bairro Cidade Maravilhosa. Cinco brigadistas atuaram diretamente no combate às chamas e conseguiram controlar o incêndio por volta das 14h, impedindo que o fogo atingisse uma área maior da reserva ambiental.
Durante cerca de uma hora e meia, a equipe enfrentou condições desfavoráveis provocadas pela vegetação seca e pelo clima, fatores que aumentaram o risco de propagação do incêndio. Segundo a secretária municipal de Meio Ambiente, Ana Cláudia Passos, o treinamento dos brigadistas e a experiência em áreas de difícil acesso foram decisivos para conter rapidamente o avanço das chamas e reduzir os danos à vegetação nativa.
Além da operação de combate, a Prefeitura reforçou o alerta para que a população evite queimadas urbanas e descarte inadequado de materiais que possam provocar novos focos de incêndio. O município orienta que casos de fumaça intensa ou incêndios sejam comunicados imediatamente ao Corpo de Bombeiros, pelo telefone 193, enquanto a Semma mantém equipes em monitoramento permanente para atender ocorrências de incêndios florestais na cidade.