A oposição na Assembleia Legislativa já bateu o martelo: o líder do grupo será o deputado Tiago Correia (PSDB). Segundo apurou esta Política Livre , o deputado Samuel Júnior (Republicanos), que também pleiteava o posto, decidiu apoiar o tucano, e deve ser indicado para ocupar a 1ª secretaria da Mesa Diretora da Casa.
Na semana passada, o atual líder da oposição, Alan Sanches (União), havia dito ao site que a decisão sobre o sucessor seria anunciada nesta terça-feira (17), após uma reunião da bancada . Só que Tiago já construiu uma maioria folgada dentro do bloco, com 13 apoios entre os 20 integrantes, incluindo o próprio.
Samuel hoje ocupa a 2ª secretaria da Mesa Diretora. A 1ª é chefiada pelo deputado Marcelinho Veiga (União). A renovação do colegiado que comandava a Assembleia acontece no início de fevereiro de 2025, quando ocorre também a eleição para a presidência da Casa.
Como houve consenso na disputa pela liderança da oposição, o site apurou que não houve interferências de lideranças políticas de fóruns da Assembleia, a exemplo do prefeito Bruno Reis (União) e do antecessor ACM Neto (União), mais ligados a Tiago Correia.
A Assembleia deve encerrar extraoficialmente os trabalhos nesta terça (17), após votar projetos de parlamentares e do Executivo, a exemplo da proposta orçamentária do Estado para o ano que vem. Portanto, será a última sessão plenária de Alan Sanches como líder da oposição. Ele ficou dois anos sem carga.