
Ex-ministro e deputado federal Geddel Vieira Lima (MDB) afirmou, nesta segunda-feira (27), que acredita na vitória do governador Jerônimo Rodrigues (PT) ainda no primeiro turno das eleições de 2026. Durante entrevista ao podcast PolitiQuestion, Geddel disse que o governo de Jerônimo tem sido bem avaliado e que o político tem se mostrado uma “surpresa agradável” para a Bahia.
“Eleição nunca é fácil, sempre há surpresas, mas essa é minha avaliação. Jerônimo é um político com humildade genuína, querido pelo povo baiano, que pede foto e abraça. E, ao contrário do que dizem, para mim, ele está fazendo um bom governo”, declarou Geddel.
O ex-ministro também se posicionou sobre a possível candidatura de ACM Neto (União Brasil) nas eleições de 2026. Para Geddel, o ex-prefeito de Salvador não deve disputar as próximas eleições. “Isso não é especulação. Neto é um jovem político e, se ficar marcado como perdedor, sairá fragilizado de uma disputa e derrota”, avaliou Geddel.
Além disso, Geddel apontou outros nomes que poderiam surgir como alternativas na oposição, como João Roma, atual presidente do PL Bahia, e Bruno Reis, prefeito de Salvador pelo União Brasil. “Para mim, João Roma e Bruno Reis são duas pessoas que podem surgir na disputa. Na minha visão, inclusive, Bruno Reis é um político mais qualificado que o ex-prefeito [ACM Neto]”, completou.
A avaliação de Geddel se soma a um cenário político onde a oposição começa a se reorganizar em busca de alternativas para desafiar a liderança do governo Jerônimo em 2026. Enquanto isso, o governador segue com apoio popular significativo, especialmente após a gestão em áreas de grande importância social para a Bahia.