
O atleta baiano Matheus Vidal, conhecido como o “Mago do Equilíbrio”, quebrou o recorde mundial de waterline, modalidade do slackline praticada sobre a água, ao percorrer 859 metros de fita sobre o Rio São Francisco, nos cânions de Paulo Afonso (BA). A travessia foi realizada na terça-feira (28) e durou 55 minutos. O feito superou a antiga marca de 750 metros, registrada na Itália em 2017.
O cenário deslumbrante do Velho Chico serviu de palco para a conquista histórica do atleta, que comemorou emocionado. “Queria muito trazer este recorde do waterline para o meu estado. Os cânions do São Francisco foram um cenário incrível. Esse é o meu segundo recorde quebrado na Bahia este ano”, disse Vidal.
Em março, o atleta já havia quebrado o recorde mundial de highline, em Itatim (BA), ao percorrer 1.420 metros vendado, a 150 metros de altura. Vidal afirmou que as conquistas reforçam o protagonismo da Bahia nos esportes radicais. O recordista agradeceu o apoio do Governo do Estado da Bahia, por meio da Sudesb, além da Prefeitura de Paulo Afonso, do Corpo de Bombeiros, da PRF e do vereador Valmir Rocha.
“Sem o apoio do governo, da Sudesb, da prefeitura e de todos os envolvidos, isso não seria possível”, destacou o atleta. Além do novo título, Vidal é tricampeão mundial de highline na China (2023, 2024 e 2025) e já conquistou duas medalhas de bronze em mundiais.
Em julho, foi vice-campeão mundial na França e venceu uma competição na Estônia, superando atletas de elite. Com o novo recorde, o “Mago do Equilíbrio” coloca novamente o nome da Bahia no mapa mundial do esporte e inspira jovens atletas a desafiarem seus próprios limites.