
Um vereador de Ubaitaba, George Everton Santana (PCdoB), foi preso na quinta-feira (30) durante a operação ‘Frater Dominus’, deflagrada pela Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (Ficco) em parceria com a SSP-BA. Além dele, 14 pessoas foram detidas, incluindo um assessor parlamentar, servidores públicos e suspeitos de integrar a facção criminosa Bonde do Maluco (BDM).
Entre as acusações estão tráfico de drogas, homicídios e lavagem de dinheiro. Durante a operação, as autoridades apreenderam cerca de R$ 130 mil em espécie com o vereador. Outros investigados tiveram bens e documentos recolhidos para perícia e análise judicial. O vereador de Maraú, Jeazi Assunção da Hora (Avante), conhecido como Cara de Nike, também é alvo da operação. Ele foi apenas submetido a buscas e apreensões nesta fase.
A ação ainda ocorre em Sergipe. A Câmara Municipal de Ubaitaba emitiu nota afirmando apoio à operação e respeito às leis. Comunicado destaca que a conduta do vereador é de responsabilidade individual e não reflete a postura institucional da Casa Legislativa. As investigações seguem em andamento para apurar a extensão das atividades criminosas e a participação de cada suspeito na organização, garantindo a responsabilização dentro da lei.