
Uma força-tarefa identificou irregularidades em postos de combustíveis durante a Operação Posto Legal, realizada entre os dias 27 e 30 de abril no sudoeste da Bahia. Ao todo, 41 estabelecimentos foram fiscalizados nos municípios de Jequié, Jaguaquara, Maracás e Itiruçu. A ação encontrou indícios de que alguns postos estariam entregando menos combustível do que o registrado nas bombas aos consumidores.
Durante as inspeções, os fiscais também detectaram problemas considerados graves nas estruturas dos estabelecimentos. Entre as irregularidades apontadas estavam mangueiras com vazamentos, defeitos em painéis de medição e uso inadequado de conexões não metálicas. A fiscalização ainda encontrou armazenamento irregular de gás liquefeito de petróleo próximo às bombas de abastecimento, além de produtos vencidos sendo comercializados nos locais vistoriados.
Segundo os órgãos envolvidos na operação, alguns postos também descumpriam normas de defesa do consumidor. Em determinados estabelecimentos, o Código de Defesa do Consumidor não estava disponível em local visível para os clientes. Dois postos acabaram autuados por pendências relacionadas ao pagamento de taxas do Fundo Especial de Aperfeiçoamento dos Serviços Policiais. As irregularidades serão analisadas pelos órgãos responsáveis.
Participaram da operação equipes da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis, Ibametro, Procon-BA, Secretaria da Fazenda do Estado da Bahia, Departamento de Polícia Técnica e Companhia Independente de Polícia Fazendária. Os órgãos reforçaram que denúncias podem ser feitas pela população por meio do número 181.