As vendas de combustÃveis no paÃs caÃram 4,5% em 2016, fechando o ano em 135,4 bilhões de litros. Foi o segundo ano consecutivo de queda -em 2015, a retração foi de 1,5%. Os dados fazem parte do balanço anual sobre o mercado de combustÃveis, apresentado nesta quinta (17) pela ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e BiocombustÃveis. Mais uma vez, o desempenho teve forte influência do mercado de diesel, mais aderente à situação econômica do paÃs. Em 2016, as vendas de diesel caÃram 5,1%, para 54,2 bilhões de litros. As vendas de etanol hidratado -que é vendido nos postos- também apresentaram queda, de 18,3%, para 14,5 bilhões de litros. Já o consumo de gasolina subiu 4,6%, para 43 bilhões de litros. As vendas de GNV (gás natural veicular) também apresentaram crescimento, de 3,2 %, chegando a 4,976 milhões de metros cúbicos por dia. A crise também teve impacto nas vendas de querosene de aviação, que caÃram 8%, para 6,765 bilhões de litros. Ainda segundo os dados da ANP, as vendas de GLP (gás liquefeito de petróleo) aumentaram 1,1%, A partir de outubro do ano passado, a Petrobras passou a adotar uma nova polÃtica de preços dos combustÃveis, com avaliação mensal sobre as condições do mercado. Com a nova polÃtica, os preços passaram a ser reajustados pelo menos uma vez por mês. No primeiro ajuste, houve queda na gasolina e no diesel, de 3,2% e 2,7%, respectivamente. Na última reunião do grupo que estuda o tema, no fim de janeiro, a gasolina caiu 1,4% e o diesel, 5,1%. A atividade econômica brasileira caiu 4,5% em 2016, segundo o indicador IBC-Br, divulgado nesta quinta-feira (16) pelo Banco Central. Foi o segundo ano seguido de retração na economia brasileira. Analistas de mercado acreditam em um recuo de 3,5% no PIB, dado que será divulgado em março pelo IBGE.