
Consumidores de energia elétrica poderão pagar menos na conta de luz em agosto com a distribuição de R$ 767,2 milhões do bônus de Itaipu. A estimativa foi divulgada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), que calcula um crédito médio de R$ 9,16 para unidades consumidoras com consumo mensal de 116 kWh, faixa próxima à média dos beneficiários.
Segundo a Aneel, o bônus de Itaipu é concedido anualmente a milhões de consumidores residenciais e rurais. O valor é calculado com base no saldo positivo da conta de comercialização da energia gerada pela usina hidrelétrica no ano anterior. Em 2025, o resultado da conta alcançou R$ 1,29 bilhão, permitindo a distribuição de parte desses recursos aos consumidores.
Antes da definição do montante a ser repassado, R$ 524,4 milhões foram destinados à formação de uma reserva técnica financeira para 2026. De acordo com a agência, essa reserva tem a função de reduzir impactos provocados por oscilações no fluxo de caixa e nas tarifas da usina, garantindo maior estabilidade ao sistema de distribuição do benefício.
Agora, a homologação dos valores está prevista para a reunião da diretoria da Aneel marcada para o dia 30 de junho. Após a aprovação, os créditos deverão ser aplicados automaticamente nas faturas de energia emitidas no mês de agosto para os consumidores que se enquadram nas regras do programa.