
A Prefeitura de Caetité publicou o Decreto nº 202/2026 com as regras para a realização dos festejos do 2 de Julho, uma das celebrações cívicas mais tradicionais do interior da Bahia. As medidas incluem restrições de trânsito, controle da circulação de animais de montaria, proibição da venda de bebidas em garrafas de vidro em áreas do circuito e regras para o uso de fogos de artifício e equipamentos de som. O objetivo é garantir segurança e organização durante o evento.
Entre as determinações, o trânsito e o estacionamento de veículos ficarão proibidos em ruas e avenidas que integram o circuito da festa. As restrições serão aplicadas das 17h às 23h59 do dia 1º de julho e das 7h às 18h do dia 2. O decreto também regulamenta a circulação dos grupos de montaria, que poderão participar das atividades apenas nos horários definidos. O último ensaio está marcado para este domingo (28), às 16h, com saída da Praça da Juventude.
Além das atividades cívicas, a programação contará com show da dupla Ramon e Randinho na noite de 1º de julho, em praça pública. A Prefeitura também proibiu a venda de bebidas em garrafas de vidro nas áreas determinadas pelo decreto e vetou o uso de fogos durante o cortejo cívico e nos horários da montaria. Moradores, comerciantes e visitantes foram orientados a respeitar as normas para garantir a segurança e o bom andamento da tradicional celebração da Independência da Bahia.