
O ex-prefeito de Salvador e pré-candidato ao Governo da Bahia, ACM Neto (União Brasil), criticou neste sábado (4) a política de segurança hídrica adotada pelo governo estadual durante agenda na Festa do Vaqueiro, em Curaçá, no norte da Bahia. Segundo o político, a ausência de grandes obras voltadas ao abastecimento de água e à irrigação tem prejudicado o desenvolvimento do semiárido e limitado o crescimento da produção rural.
Durante entrevista coletiva, ACM Neto afirmou que, ao longo dos últimos 20 anos de administrações do PT no estado, não foram iniciadas e concluídas obras estruturantes na área hídrica para atender a região. O pré-candidato também fez críticas à gestão do governador Jerônimo Rodrigues e defendeu mais investimentos para garantir água aos produtores rurais e fortalecer a agricultura familiar.
Além das críticas, Neto afirmou que o pequeno produtor precisa de maior acesso ao crédito e de políticas públicas que incentivem a produção no campo. Segundo ele, também é necessário ampliar os investimentos em estradas vicinais, melhorar a integração rodoviária entre os municípios e expandir os projetos de irrigação. O ex-prefeito destacou ainda que o potencial do Rio São Francisco poderia ser mais bem aproveitado por meio de sistemas de abastecimento e perímetros irrigados.
Ainda durante a visita, ACM Neto participou da tradicional Festa do Vaqueiro e destacou a importância do evento para a preservação da cultura do interior baiano. O pré-candidato esteve acompanhado de lideranças políticas da região, entre elas o prefeito de Salvador, Bruno Reis, parlamentares e aliados. O governo da Bahia não havia se manifestado sobre as declarações até a publicação desta reportagem.