Datafolha aponta que parte dos eleitores de Lula se identifica com a direita e de Flávio Bolsonaro com a esquerda

Uma pesquisa do Datafolha revelou que parte dos eleitores do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e do senador Flávio Bolsonaro (PL) se identifica com campos ideológicos diferentes dos candidatos. O levantamento mostra que 24% dos entrevistados que declararam voto em Lula estão posicionados entre a direita e o centro-direita, enquanto 19% dos eleitores de Flávio Bolsonaro se enquadram entre a esquerda e o centro-esquerda.

Segundo o instituto, a classificação ideológica não é baseada na autodeclaração dos entrevistados. O posicionamento é definido a partir de respostas sobre temas ligados ao comportamento, valores sociais e economia. Na pesquisa, 60% dos eleitores de Lula foram classificados entre a esquerda e o centro-esquerda, enquanto 64% dos apoiadores de Flávio Bolsonaro aparecem entre a direita e o centro-direita.

O levantamento também indica que 44% dos brasileiros se identificam atualmente com a direita ou o centro-direita, percentual superior aos 39% que se posicionam na esquerda ou centro-esquerda. Entre os eleitores de Lula, 16% foram classificados no centro. Já entre os de Flávio Bolsonaro, esse grupo representa 17% dos entrevistados.

A pesquisa ouviu presencialmente 2.004 eleitores com 16 anos ou mais em 139 municípios brasileiros, nos dias 17 e 18 de junho. O levantamento possui margem de erro de dois pontos percentuais, para mais ou para menos, nível de confiança de 95% e está registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-09956/2026.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Edit Template

Sobre Nós

Somos um portal de notícias dedicado a informar com precisão e imparcialidade. Nosso compromisso é trazer as últimas atualizações e análises aprofundadas sobre os temas que mais importam para você. Acompanhe-nos para se manter sempre bem informado!

 

© 2011 – 2025. Created by Rafael Áquila