
Primeiro dia do Enem 2025 registrou 27% de abstenção no Brasil. O índice é semelhante ao de 2024 (26,6%) e menor que o de 2023 (28,1%).
Mais de 4,8 milhões de estudantes estavam inscritos nesta edição, segundo o ministro da Educação, Camilo Santana. Ao todo, 3.240 participantes foram eliminados por descumprirem regras do exame.
Entre as infrações estão o uso de materiais impressos, o abandono da sala antes do horário permitido e o porte de aparelhos eletrônicos. As situações resultaram em desclassificação imediata.
Ministro destacou que a aplicação ocorreu dentro da normalidade. As provas foram realizadas em 1.805 municípios, com apoio de mais de 300 mil colaboradores em todo o país.
Primeiro dia avaliou Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Ciências Humanas e a redação. Tema da redação “Perspectivas acerca do envelhecimento na sociedade brasileira”, foi elogiado por especialistas.
Professores apontaram que a escolha valoriza o debate sobre o envelhecimento, o combate ao etarismo e os direitos da população idosa, cada vez mais presente no cenário social.
Gabarito oficial das provas aplicadas no domingo (9) será divulgado na quinta-feira (13). O segundo dia do Enem ocorre no próximo domingo (16), com as provas de Matemática e Ciências da Natureza.