Secretário de Infraestrutura e chefe da Defesa Civil deixam cargos na Bahia

Governo da Bahia anunciou nesta terça-feira (11) mudanças importantes em duas pastas estratégicas. O secretário de Infraestrutura, Sérgio Brito, e o chefe da Defesa Civil, Heber Santana, foram exonerados dos cargos, conforme publicação no Diário Oficial do Estado (DOE).

As saídas acontecem em meio a um período de fortes chuvas e obras em andamento em todo o estado. As mudanças chamaram atenção dentro da base aliada do governador Jerônimo Rodrigues (PT).

Brito informou que seu afastamento é temporário. Disse ao portal BNews que deixará o comando da Seinfra apenas por alguns dias para retomar o mandato de deputado federal e destinar as emendas parlamentares de 2025.

“Todo ano eu faço as minhas emendas. O prazo termina no dia 13, e preciso voltar a Brasília para isso”, afirmou o secretário. Durante o período de ausência, o diretor-superintendente Saulo Filinto Pontes de Souza assume interinamente a pasta.

Heber Santana, por outro lado, teve exoneração definitiva da Superintendência de Proteção e Defesa Civil (Sudec). Em nota, ele informou que a decisão foi pessoal e profissional, destacando o desejo de se dedicar a novos projetos.

O ex-superintendente, que estava à frente da Sudec desde janeiro de 2023, será substituído por Osny Bomfim Santos, atual coordenador do órgão. A troca ocorre em meio ao aumento das ocorrências de emergência provocadas pelas chuvas em diversas regiões do estado.

Santana, que preside o partido Podemos na Bahia, pretende intensificar sua atuação política e prepara o partido para as eleições de 2026. Ele também avalia disputar uma vaga na Câmara dos Deputados.

Em 2022, ainda filiado ao PSC, Heber concorreu a deputado federal e recebeu cerca de 44 mil votos, mas não foi eleito. Antes disso, exerceu dois mandatos como vereador de Salvador e chegou a ser suplente na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba).

As mudanças na Seinfra e na Defesa Civil representam uma reorganização estratégica no governo, que enfrenta desafios tanto na infraestrutura estadual quanto no gerenciamento de desastres naturais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Edit Template

Sobre Nós

Somos um portal de notícias dedicado a informar com precisão e imparcialidade. Nosso compromisso é trazer as últimas atualizações e análises aprofundadas sobre os temas que mais importam para você. Acompanhe-nos para se manter sempre bem informado!

 

© 2011 – 2025. Created by Rafael Áquila