
O prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini (PL), proibiu a realização de um campeonato de “farmar aura” que estava previsto para acontecer nesta sexta-feira (24), em um parque público da capital mato-grossense. A decisão gerou repercussão nas redes sociais após o gestor mencionar o termo usado pela Geração Z durante uma entrevista.
Segundo Brunini, além de não ter autorização para ocorrer no local, o evento não apresentava interesse público suficiente para ser realizado em uma área municipal. Durante a declaração, o prefeito afirmou que não conhecia a expressão e associou o termo a uma discussão relacionada à sexualidade, dizendo: “Tenho nem ideia, sou hétero, cara, não sei dessas coisas”.
Em outra manifestação, o prefeito explicou que a ausência de alvará também pesou na decisão. Nas redes sociais, ele afirmou que a proibição ocorreu por motivos ligados à saúde mental coletiva, bem-estar social e preservação do uso adequado do espaço público.
Após o veto, os organizadores mantiveram o campeonato e transferiram a programação para o Parque Tia Nair. O evento continua marcado para ocorrer nesta sexta-feira, a partir das 16h. Um dos organizadores aproveitou a repercussão para criticar a decisão da prefeitura e cobrar melhorias de infraestrutura na cidade.
A expressão “farmar aura” ganhou popularidade entre jovens nas redes sociais. O termo mistura a palavra “farmar”, derivada do inglês “farm” e usada em jogos para indicar o acúmulo de recursos, com “aura”, utilizada atualmente como referência a carisma, presença ou capacidade de chamar atenção.
Na internet, “farmar aura” passou a ser usado para definir atitudes ou situações criadas com o objetivo de gerar destaque, conquistar reconhecimento ou aumentar a visibilidade nas redes sociais.