
O governador da Bahia e candidato à reeleição, Jerônimo Rodrigues (PT), afirmou que a disputa eleitoral de 2026 ocorre em um cenário mais favorável do que o registrado em 2022. A declaração foi feita nesta terça-feira (4), após participação no evento “Encontro com Candidatos ao Governo da Bahia”, promovido pela Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb) e outras entidades, no Teatro Sesc-Casa do Comércio, em Salvador.
Durante a entrevista, Jerônimo atribuiu a mudança no ambiente político aos indicadores econômicos do governo federal e à redução da polarização nacional. Segundo o governador, o país vive um momento de maior geração de empregos, inflação controlada e redução da pobreza e da fome, fatores que, na avaliação dele, influenciam as expectativas da população e o cenário da campanha eleitoral.
Ao comentar a disputa na Bahia, o petista destacou a importância da atuação dos prefeitos no processo eleitoral e afirmou que sua gestão mantém diálogo permanente com os municípios. Em seguida, criticou o adversário ACM Neto (União Brasil), ao dizer que o ex-prefeito de Salvador não reconhece o papel dos gestores municipais na administração pública e na política estadual.
Jerônimo também voltou a ironizar uma declaração recente de ACM Neto sobre a tradicional bebida feita da cana-de-açúcar. O governador afirmou que é difícil imaginar um baiano que não conheça caldo de cana e criticou o fato de o adversário ter se referido à bebida como “suco de rapadura”, utilizando o episódio para questionar o conhecimento do opositor sobre aspectos da cultura baiana.
As declarações ocorreram durante a agenda promovida por entidades empresariais para discutir propostas dos candidatos ao Governo da Bahia. A campanha eleitoral segue em andamento, com os postulantes intensificando agendas públicas e participações em eventos voltados a diferentes setores da sociedade.