
A Operação Florestal mantém 144 bombeiros militares e 37 viaturas mobilizados em cinco bases de prevenção e combate a incêndios florestais na Bahia. As equipes atuam nas regiões Oeste, Norte, Chapada, Meio-Oeste e Sudoeste. A operação reúne ações preventivas e atendimento direto às ocorrências registradas em diferentes municípios do estado.
Na quinta-feira (20), os bombeiros realizaram atividades de prevenção junto às comunidades e combateram incêndios em diversas regiões. As equipes atuaram em Barreiras, Luís Eduardo Magalhães, Formosa do Rio Preto, Bom Jesus da Lapa, Serra do Ramalho, Lençóis, Barra, Juazeiro, Campo Alegre de Lourdes, Vitória da Conquista, Barra do Choça e Guanambi.
Durante a operação, os militares também orientam moradores sobre medidas para evitar novos focos de incêndio. As ações preventivas buscam reduzir situações que possam favorecer a propagação das chamas e ampliar a participação das comunidades na preservação das áreas de vegetação.
Além do trabalho de campo, a mobilização mantém equipes preparadas para responder rapidamente aos chamados. A estrutura distribuída pelas cinco bases permite o deslocamento dos bombeiros para diferentes regiões conforme a necessidade identificada durante o período de atuação da operação.
Com a Operação Florestal, o Corpo de Bombeiros Militar da Bahia busca ampliar a capacidade de prevenção e resposta diante do risco de incêndios em áreas de vegetação. As atividades incluem combate às ocorrências, orientação da população e ações destinadas a reduzir a formação de novos focos.