
O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), anunciou e cancelou nesta quinta-feira (10) um pronunciamento que faria às 11h, um dia após Edson Fachin retirar dele a relatoria do inquérito das fake news. A manifestação seria a primeira de Moraes após a divulgação de mensagens trocadas com Daniel Vorcaro, pouco antes da prisão do então dono do Banco Master.
Inicialmente, a fala estava prevista para ocorrer sem transmissão, diferentemente do formato adotado em sessões do Supremo e em outros pronunciamentos de ministros. Moraes não havia informado o conteúdo da manifestação. Pouco depois do anúncio, a assessoria do STF comunicou o cancelamento e afirmou que o pronunciamento será remarcado para uma data considerada oportuna.
Durante mais de sete anos, Moraes conduziu o inquérito das fake news, investigação marcada por controvérsias. A retirada da relatoria por Fachin ocorreu em meio a uma sequência de decisões e disputas envolvendo integrantes da Corte, a Polícia Federal e documentos relacionados às mensagens divulgadas.
Na próxima terça-feira (15), Fachin marcou uma sessão plenária para analisar um documento produzido pela Polícia Federal sobre os diálogos. O colegiado também deverá avaliar o pedido da Procuradoria-Geral da República (PGR) para declarar a nulidade do material utilizado no caso.
O documento havia sido divulgado pelo ministro André Mendonça. Em resposta, Moraes utilizou o inquérito das fake news para solicitar que o colega respondesse por abuso de autoridade, ampliando o conflito entre os integrantes do Supremo.
Posteriormente, a utilização de um relatório de inteligência da Polícia Federal para fundamentar a solicitação provocou nova reação. Mendonça determinou o afastamento de Andrei Rodrigues do comando da corporação, mas a decisão foi posteriormente revertida pelo ministro Flávio Dino, que determinou a reintegração do diretor-geral da PF ao cargo.