
A Secretaria Municipal de Ação Social de Barra do Rocha promoveu um encontro com gestantes atendidas pelo Programa Primeira Infância no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS). A atividade reuniu futuras mães para uma manhã de acolhimento, orientação e troca de experiências sobre a gestação e os cuidados com os bebês.
Durante a programação, as enfermeiras Olívia Ariel e Cândida conduziram orientações sobre amamentação, alimentação e cuidados durante e depois da gravidez. As profissionais também explicaram procedimentos de primeiros socorros que podem ser adotados em situações de engasgo envolvendo crianças.
Além das informações, o encontro contou com dinâmicas e momentos de diálogo entre as participantes. As gestantes que tiveram disponibilidade para acompanhar a programação também receberam kits de enxoval para os bebês, em uma ação de apoio às famílias acompanhadas pelo programa.
Segundo a secretária municipal de Ação Social, Vanessa Fonseca, o trabalho busca fortalecer o acompanhamento das famílias desde o período gestacional. A iniciativa integra ações voltadas à primeira infância, com foco em informação, prevenção, proteção e cuidados com mães e crianças.
Por fim, a atividade reforçou a atuação do município no atendimento às gestantes acompanhadas pelo Programa Primeira Infância. A proposta é ampliar o acesso das famílias a orientações e serviços que contribuam para uma gestação acompanhada e para os primeiros cuidados com os recém-nascidos.