
Morreu nesta sexta-feira (2), aos 29 anos, a influenciadora Fernanda Nathany Fialho Silva, conhecida pelo trabalho de conscientização sobre o autismo e pela página @paraquetabu. A causa da morte não foi divulgada.
Fernanda compartilhava nas redes sociais experiências relacionadas à própria condição de pessoa autista, além de abordar temas como maternidade atípica, saúde mental, diversidade e os desafios enfrentados por pessoas neurodivergentes.
A influenciadora era autista nível dois de suporte e mãe de Ana Laura, de cinco anos, também diagnosticada com autismo. Fernanda descobriu o próprio diagnóstico após a filha receber a confirmação da condição, experiência que posteriormente passou a fazer parte de suas palestras e produções.
Entre os trabalhos publicados por Fernanda está o livro “A história que meus pais não contariam – sobrevivendo sem o diagnóstico de autismo”. Nas redes sociais, ela reunia mais de 160 mil seguidores e relatava também experiências relacionadas aos tratamentos de saúde mental e às internações psiquiátricas pelas quais passou.
No último vídeo publicado em seu perfil, Fernanda abordou as dificuldades relacionadas ao suporte e à supervisão de pessoas neurodivergentes. Em sua descrição, definia o conteúdo como o cotidiano de “uma autista e mãe de autista” diante dos desafios da vida adulta.
A morte da influenciadora gerou manifestações de pesar entre amigos e seguidores, que deixaram homenagens nas publicações de Fernanda. Até o momento, não foram divulgadas informações sobre as circunstâncias da morte.