Incêndios se espalham por Livramento e atingem patrimônio histórico e área de energia

Uma sequência de incêndios em Livramento de Nossa Senhora, no sudoeste da Bahia, atingiu áreas de vegetação, o entorno da Câmara de Vereadores, parte do Casarão dos Assis e a região de uma subestação de energia no bairro Piçarrão. Os registros ocorreram em meio à estiagem e às condições de calor e baixa umidade. Até a publicação do relato, não havia informações sobre vítimas, mas os focos levantaram preocupação com os riscos à população e ao patrimônio local.

No domingo (11), as chamas alcançaram a vegetação nos fundos da Câmara Municipal, na região central, e avançaram sobre parte do Casarão dos Assis, imóvel de relevância histórica para o município. Também foram registrados focos na Rua A, no Centro, na comunidade de Várzea, na zona rural, e nas proximidades da subestação da Coelba, no Piçarrão.

Segundo o relato sobre as ocorrências, a combinação de vegetação seca, temperaturas superiores a 35°C, ventos constantes e baixa umidade favorece a propagação do fogo. A queima de resíduos e o uso de chamas para limpar terrenos também são apontados como possíveis fatores de risco. Além de destruir a vegetação, essas práticas podem prejudicar a qualidade do solo e comprometer a infiltração da água, afetando a recarga dos reservatórios subterrâneos.

Sem uma unidade do Corpo de Bombeiros Militar instalada no município, o combate às chamas conta com a atuação dos Guardiões Ambientais da Serra das Almas (GASA), grupo formado por voluntários. A equipe, no entanto, enfrenta limitações de recursos e estrutura, o que aumenta a preocupação com a capacidade de resposta diante de incêndios simultâneos ou de grandes proporções.

Outro ponto de atenção é a ocorrência registrada nas proximidades da subestação da Coelba, no bairro Piçarrão. A presença de fogo perto de instalações elétricas pode comprometer a segurança, provocar interrupções no fornecimento de energia e expor moradores e trabalhadores a acidentes. Não foram divulgados detalhes sobre eventuais danos à estrutura ou interrupções no abastecimento.

Diante dos registros, a prevenção inclui fiscalização do uso irregular do fogo, orientação à população, educação ambiental e adoção de alternativas para a limpeza de terrenos. O apoio aos voluntários do GASA, com equipamentos, capacitação e recursos, também é apontado como necessário para fortalecer o combate aos incêndios. As ocorrências reforçam a importância de medidas preventivas e de uma estrutura de resposta adequada ao risco enfrentado pelo município.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Edit Template

Sobre Nós

Somos um portal de notícias dedicado a informar com precisão e imparcialidade. Nosso compromisso é trazer as últimas atualizações e análises aprofundadas sobre os temas que mais importam para você. Acompanhe-nos para se manter sempre bem informado!

 

© 2011 – 2025. Created by Rafael Áquila