
Evento reuniu prefeitas e gestoras em Salvador para discutir capacitação, propósito e inovação na administração municipal. Inspiração marcou a manhã desta terça-feira (2) no Auditório do Sebrae, em Salvador, durante o Encontro de Mulheres Municipalistas. A iniciativa da UPB, em parceria com o Sebrae e a ENAP, reuniu prefeitas, vice-prefeitas e gestoras de todo o estado para impulsionar a liderança feminina na administração pública baiana.
Objetivo central foi ampliar o protagonismo das mulheres na gestão municipal. A proposta envolveu debates sobre coragem, propósito, tomada de decisão e mentalidade de sucesso, reforçando a importância da presença feminina em cargos estratégicos. Abertura do evento ficou por conta do presidente da UPB e prefeito de Andaraí, Wilson Cardoso. Ele destacou o impacto da atuação das gestoras no desenvolvimento da Bahia. “Vocês são base da construção de uma Bahia mais forte”, afirmou.
Valorização feminina também foi ressaltada pela vice-presidente Administrativa da UPB e prefeita de Taperoá, Kitty Guimarães. Ela celebrou o esforço da entidade em criar espaços de formação e cooperação para fortalecer administrações lideradas por mulheres. Capacitação ganhou destaque na fala da diretora de Mulheres Municipalistas da UPB e prefeita de Ibicaraí, Monalisa Tavares. Ela lembrou os desafios de conciliar política, gestão e família. “Precisamos nos preparar, estudar e aproveitar cada oportunidade”, disse.
Formação técnica foi defendida pela assessora da ENAP, Cecília Lariú, que reforçou a importância de levar conhecimento às lideranças locais. A vice-prefeita de Salvador, Ana Paula Matos, completou com reflexões sobre decisões colaborativas e enfrentamento de problemas complexos com coragem e proximidade. Sebrae Bahia participou com o superintendente Jorge Khoury, que elogiou a postura das administradoras e incentivou a implementação da Sala do Empreendedor. Ele destacou o papel das prefeitas na criação de ambientes mais favoráveis aos negócios e ao empreendedorismo local.
Palestra magna da jornalista e escritora Fabiane Maimone trouxe reflexões sobre identidade, coragem e propósito na política. A especialista destacou o impacto transformador da gestão conduzida por mulheres e a força da autenticidade na liderança. Painel final reuniu as diretoras da UPB Eliana Gonzaga e Ana Medrado, além de Kitty Guimarães e Monalisa Tavares. O debate abordou o avanço da governança municipal a partir da presença feminina em posições de comando.