Livro sobre afropedagogia é lançado em Brumado e chegará às escolas municipais em 2026

Brumado viveu uma noite histórica na última quarta-feira (10) com o lançamento do livro Afropedagogia: infantil para educadores, realizado na Centro Municipal de Educação de Tempo Integral Agamenon Santana (CMEAS). O evento reuniu educadores, gestores e familiares e marcou um avanço nas políticas educacionais do município, ao valorizar práticas pedagógicas voltadas à inclusão, ao respeito às diferenças e ao combate ao racismo desde a infância.

Escrita pela professora e pesquisadora Valdirene Aragão Rocha, a obra é resultado de sua pesquisa de mestrado pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino, Linguagem e Sociedade da UNEB, campus de Caetité. O estudo foi desenvolvido na Escola Municipal Américo Zizico Umburanas, em Brumado, e analisou como práticas antirracistas podem ser aplicadas de forma concreta no cotidiano da Educação Infantil.

Pesquisa evidenciou que ações pedagógicas planejadas fortalecem a autoestima das crianças negras, promovem empatia e ampliam o respeito às diferenças. O trabalho também reforça a importância da aplicação efetiva da legislação educacional que trata da história e cultura afro-brasileira dentro das salas de aula, indo além do conteúdo teórico e alcançando a prática diária.

Com a iniciativa, Brumado tornou-se o primeiro município da região do Sertão Produtivo a adotar oficialmente o livro em sua rede de ensino. Ao todo, a Prefeitura adquiriu 50 exemplares, que serão distribuídos para uso nas creches e escolas municipais a partir de 2026, fortalecendo a formação dos educadores e o trabalho pedagógico com as crianças.

Produção contou com a colaboração das professoras Carina Ramos, Luciene Ribeiro e Nelcileide Ângelo, das redes municipais de Brumado e Aracatu. As autoras reuniram experiências reais e construções pedagógicas inspiradas no trabalho cotidiano com crianças, ampliando o alcance prático do material e conectando teoria e vivência escolar.

Conteúdo do livro está dividido em três seções centrais: contos infantis negros; brincadeiras, músicas e culinária; identidade, mídia e África. A estrutura busca facilitar o uso pelos educadores e permitir abordagens contínuas ao longo do ano letivo, respeitando as diferentes faixas etárias da Educação Infantil e do Fundamental I.

Além da fundamentação teórica, o material apresenta sugestões práticas de atividades que podem ser desenvolvidas tanto por docentes quanto por familiares. A proposta é garantir que o debate sobre identidade, diversidade e respeito esteja presente desde as creches, contribuindo para a formação de crianças mais conscientes e seguras de si.

Durante o lançamento, o clima foi de celebração e reconhecimento. Educadores e gestores destacaram a obra como ferramenta essencial para uma educação mais justa, inclusiva e representativa, reforçando o compromisso de Brumado com práticas pedagógicas que acolhem, valorizam e reconhecem todas as identidades.

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