29 de março de 2016
Sem categoria
Imagem Reprodução
O comércio faturou 9,6% a menos na Páscoa deste ano em comparação ao mesmo perÃodo do ano passado, de acordo com o Indicador de Atividade do Comércio da empresa de consultoria Serasa Experian. Os dados, colhidos de 21 a 27 de março, representam o pior desempenho da série histórica, iniciada em 2007. Ao considerar apenas o final de semana da Páscoa (25 a 27 de março), a queda alcançou 9,9% em relação aos mesmos dias de 2015. Na cidade de São Paulo, as vendas na semana da data comemorativa caÃram 11,6% em relação ao mesmo perÃodo do ano passado. Só no fim de semana, na capital paulista, as vendas apresentaram queda de 8,4%. Economistas da Serasa avaliam que o aprofundamento da recessão econômica, o desemprego em trajetória de elevação e a queda do poder de compra dos consumidores devido à inflação provocaram os resultados negativos. O levantamento da Boa Vista SCPC também mostra retração das vendas no perÃodo pelo segundo ano consecutivo, os únicos da série histórica, que começou em 2008. Em 2016, a queda foi de 5,8%, enquanto em 2015, ela foi menos intensa (-0,3%). Com alta média de 13,6% nos preços dos produtos, a Páscoa de 2016 era apontada como a mais cara dos últimos 13 anos. A expectativa foi divulgada ainda no inÃcio de março pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). Mais cara que a Páscoa de 2016, só em 2003, quando a alta dos preços foi de 26%.