31 de maio de 2016
Sem categoria
Imagem Reprodução
QuÃmica, coloração, secador, piastra, produtos inapropiados… A mulher brasileira é conhecida pelo cuidado com os fios, mas manter o cabelo saudável é uma tarefa difÃcil devido à s agressões diárias que ele sofre. “Tudo em excesso faz mal. Juntando os danos quÃmicos e mecânicos à poluição, poeira, sol, vento, umidade, sal do mar e cloro da piscina, as madeixas ficam danificadas e sem vida”, afirmou o hairstylist Jorginho Goulart, do salão Hugo Beauty, em Porto Alegre, Rio Grande do Sul. Segundo o cabeleireiro, os sinais de um cabelo danificado são: “Ressecamento, desbotamento, porosidade, quebra quÃmica e queda excessiva. Isso é facilmente identificado pelo toque, olhar e diagnóstico laboratorial realizado por um profissional no salão de beleza”. “A superfÃcie, a cutÃcula e o cortéx – as três zonas do cabelo – precisam estar saudáveis para dar vida à s madeixas, e somente um cabeleireiro pode avaliar”, acrescentou. Mas de acordo com o hairstylist, um teste simples feito em casa identifica se aquele fio está, de fato, danificado. “Estique-o e analise se há elasticidade. Se ele se partir facilmente, procure um profissional de confiança para realizar uma avaliação mais precisa e o tratamento adequado”, indicou.
1) Alimentação correta: de acordo com a Dra. Daniela Schmidt Pimentel, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia, cabelos quebradiços podem ser um indicativo da falta nutrientes no corpo, tais como: ferro, vitamina D e zinco. “Por isto, o ideal é associar um bom tratamento no salão à uma dieta balanceada sob a orientação de uma nutricionista”, disse.
2) Shampoo e condicionador ideais: “O uso dos produtos corretos para o seu tipo de cabelo é essencial para que eles se mantenham sempre saudáveis”, comentou Jorginho.
3) Hidratação em dia: “Após o uso da linha Absolut Repair, aposte no dia a dia a linha Mythic Oil, da mesma marca, recomendada para todos os tipos de cabelos. A máscara de tratamento já ganhou mais de 40 prêmios e nutre profundamente os fios, promovendo maciez e muito brilho”, recomendou o cabeleireiro.
4) Proteção térmica: “O uso em excesso de secadores, chapinhas e modeladores ressecam e causam a quebra dos fios. Aplique o protetor térmico Myhtic Oil antes de usá-los”, indicou o hairstylist.
5) Leave-in: “O uso de produtos sem enxágue após a finalização do penteado, ou mesmo com os fios ainda úmidos, vai proteger o cabelo contra ações externas, como raios solares e umidade, além de continuar o tratamento. Invista no Mythic Oil Milk para este fim”, aconselhou Jorginho.
6) Tratamento no salão: “Somente o profissional pode avaliar o estado do cabelo com precisão. Visite seu espaço preferido com frequência para averiguar as necessidades do fio. Em pouco tempo, as madeixas não estarão mais danificadas e podem precisar de outro tipo de tratamento”, recomendou o profissional.