Baiano ganha força para assumir Ministério da Justiça no governo Lula

Brasília discute um novo nome para o comando do Ministério da Justiça e Segurança Pública. O jurista baiano Wellington César Lima e Silva passou a ser cotado para assumir a pasta no lugar de Ricardo Lewandowski. Segundo a CNN, ele tem bom trânsito com o presidente Lula e com a ala baiana do governo federal.

Wellington já integrou a estrutura do governo federal e conhece os bastidores do Planalto. No início do terceiro mandato de Lula, ocupou o cargo de secretário de Assuntos Jurídicos da Casa Civil, função estratégica que mantém contato direto com o presidente da República e participa das principais decisões jurídicas do governo.

Experiência no comando do Ministério da Justiça também pesa a favor do baiano. Em 2016, durante o governo Dilma Rousseff, ele chegou a assumir a pasta, mas permaneceu por pouco tempo. À época, era procurador de Justiça do Ministério Público da Bahia, o que gerou questionamentos jurídicos.

Indicação acabou barrada pelo Supremo Tribunal Federal, que entendeu que Wellington só poderia continuar no cargo caso pedisse exoneração do Ministério Público. Após 11 dias no posto, ele pediu demissão e foi substituído por Eugênio Aragão, então vice-procurador-geral eleitoral.

Mais recentemente, o jurista deixou a Casa Civil em julho do ano passado após ser indicado por Lula para assumir o cargo de advogado-geral da Petrobras. Agora, seu nome volta ao centro das articulações políticas para uma das pastas mais estratégicas do governo federal.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Edit Template

Sobre Nós

Somos um portal de notícias dedicado a informar com precisão e imparcialidade. Nosso compromisso é trazer as últimas atualizações e análises aprofundadas sobre os temas que mais importam para você. Acompanhe-nos para se manter sempre bem informado!

 

© 2011 – 2025. Created by Rafael Áquila