
Balanço divulgado pela 20ª Coorpin aponta queda expressiva da violência na região de Brumado em 2025. Segundo o Delegado Regional Arilano Botelho, todas as modalidades criminosas apresentaram redução, com destaque para os Crimes Violentos Letais Intencionais, que caíram de 35 para 25 registros no comparativo anual.
Resultado é considerado o melhor dos últimos anos. O Delegado afirmou que o índice representa uma redução de quase 30% nos homicídios e relembrou que, após a inauguração do presídio, a região enfrentou uma forte onda de crimes. Para ele, o cenário atual reflete uma mudança consistente no enfrentamento à criminalidade.
Atuação integrada entre Polícia Civil e Polícia Militar foi decisiva para frear a violência. Botelho destacou o desmantelamento de células importantes do crime organizado, além da intensificação de operações policiais que atingiram diretamente estruturas criminosas na área de abrangência da 20ª Coorpin.
Somente em Brumado, mais de 30 mandados de busca e apreensão foram cumpridos ao longo do ano. As ações também resultaram na retirada de uma quantidade significativa de armas e drogas de circulação, impactando diretamente a capacidade de atuação dos grupos criminosos.
Perspectiva para 2026 é de fortalecimento da estrutura policial. A expectativa, segundo o delegado, é de novos investimentos em recursos humanos na 20ª Coorpin, com reforço no efetivo e ampliação das ações estratégicas para manter a tendência de queda da criminalidade na região.