Nível da Barragem de Rio de Contas encosta no limite: 21,96% da capacidade e alerta para racionamento

A Barragem Luiz Vieira, no município de Rio de Contas, na Chapada Diamantina, está com 21,96% de sua capacidade total nesta terça-feira, 28 de outubro de 2025. O açude tem 21.816.081 metros cúbicos de água, com a cota em 1.011,91 metros. Sua capacidade máxima é de 99.200.000 metros cúbicos.

Seca prolongada nos últimos anos tem impactado diretamente o nível de água da barragem. A situação preocupa os moradores de Dom Basílio, Livramento de Nossa Senhora e Rio de Contas que dependem dessa água para abastecimento.

Com a queda no volume, cresce a pressão sobre os gestores públicos para garantir o fornecimento de água e evitar o racionamento. Medidas urgentes são necessárias para buscar alternativas de abastecimento e conscientizar a população sobre o uso racional da água.

A Barragem Luiz Vieira, com 21,96% de sua capacidade, alerta para a importância de ações imediatas para evitar mais danos à região. Gestão eficiente da água se torna essencial para garantir a sobrevivência do sistema hídrico local.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Edit Template

Sobre Nós

Somos um portal de notícias dedicado a informar com precisão e imparcialidade. Nosso compromisso é trazer as últimas atualizações e análises aprofundadas sobre os temas que mais importam para você. Acompanhe-nos para se manter sempre bem informado!

 

© 2011 – 2025. Created by Rafael Áquila