
Três postos de gasolina foram interditados nesta segunda-feira (27) após fiscalização detectar fraudes nas bombas de combustíveis. A operação, batizada de “Combustível Legal”, foi conduzida pelo Instituto Baiano de Metrologia e Qualidade (Ibametro) nos municípios de Cruz das Almas e Sapeaçu, no Recôncavo Baiano.
Em Cruz das Almas, dois postos foram autuados. No primeiro, quatro bombas foram interditadas, enquanto no segundo, três bombas foram lacradas. A fiscalização constatou que as bombas estavam fornecendo volumes menores de combustível do que o indicado no visor, caracterizando uma fraude contra o consumidor. As placas de CPU das bombas foram apreendidas para análise técnica.
Além das irregularidades nas bombas, um dos postos em Cruz das Almas foi autuado pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) por operar com bandeira de distribuidora sem autorização. O posto também foi notificado pela Secretaria da Fazenda da Bahia (Sefaz-BA) por usar máquinas de cartão sem vínculo com o CNPJ, o que pode indicar sonegação fiscal.
Em Sapeaçu, outro posto teve seis bombas lacradas pela mesma fraude. As placas das bombas também foram recolhidas para perícia. A operação contou com o apoio do Procon-BA, da Sefaz-BA, do Departamento de Polícia Técnica (DPT) e da Polícia Militar, por meio da CIP Fazendária, que garantiu a segurança das equipes durante a fiscalização.
O Ibametro afirmou que a operação “Combustível Legal” visa combater fraudes e garantir a transparência nas vendas de combustíveis. A ação também busca proteger o consumidor, assegurando que ele pague pelo valor correto. O órgão orienta que os consumidores denunciem irregularidades pelo telefone (71) 3235-0000 em Salvador e RMS ou pelo número 181, para o interior da Bahia.