
O senador Jaques Wagner deve deixar a liderança do governo no Senado nos próximos dias, após ser alvo da Operação Compliance Zero, da Polícia Federal. A informação foi divulgada pela CNN e indica que aliados do parlamentar teriam recomendado a saída para reduzir o desgaste político da crise envolvendo o caso do Banco Master. A mudança também é avaliada dentro do Palácio do Planalto como forma de conter impactos sobre o governo federal.
A decisão ainda não foi oficializada, mas a expectativa é que Wagner comunique pessoalmente o presidente Luiz Inácio Lula da Silva em reunião prevista para esta semana. Nos bastidores, interlocutores avaliam que a permanência do senador no cargo poderia ampliar a pressão política e dificultar a condução da articulação do governo no Congresso Nacional em meio às investigações em curso.
A operação da Polícia Federal apura suspeitas de corrupção passiva, lavagem de dinheiro e recebimento de vantagens indevidas envolvendo pessoas e empresas ligadas ao Banco Master. Segundo os investigadores, há indícios que embasaram as medidas adotadas no âmbito da apuração. O caso segue sob análise das autoridades competentes e não há conclusão definitiva até o momento.
Jaques Wagner nega qualquer irregularidade, afirma que os recursos mencionados têm origem legal e diz que colaborará com as investigações. A possível saída da liderança é vista como uma tentativa de reduzir a tensão política e preservar a governabilidade enquanto o processo segue em andamento nas instâncias responsáveis.